HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA DISCIPLINA

Professora: Sílvia Mota

usuário(s) online

*Esta página foi atualizada em 11/04/09*

________________________________________________________________________________________________________________________________

 

EMENTA

 

Ser humano. Humanismo, Bioética e Fisioterapia. Humanismo na saúde. Temas para palestras, seminários e debates.

 

OBJETIVOS

 

Despertar no discente inquietação intelectual e científica sobre os temas correlatos à Humanização em Saúde, promovendo e fortalecendo sua capacidade de reflexão e formulação de pensamento crítico frente às inéditas e conflituosas questões geradas pelo desenvolvimento técnico-científico, sócio-econômico, cultural e religioso, decorrente dos problemas relacionados à saúde, no mundo contemporâneo.

 

Proporcionar aos alunos formação técnico-humanista, através de uma visão multidisciplinar que norteie, fundamente e solidifique um comportamento respeitoso aos valores humanos essenciais exaltados nos Documentos Éticos Internacionais e na Constituição da República Federativa Brasileira de 1988.

 

PROGRAMA DETALHADO

 

UNIDADE I – SER HUMANO

1.1- DIMENSÃO biológicA

1.2- DIMENSÃO ÉTICA

1.3- DIMENSÃO sociológicA

1.4- DIMENSÃO biojurídicA

 

UNIDADE II – HUMANISMO, BIOÉTICA E FISIOTERAPIA

2.1- Conceito de humanismo

2.2- Breves antecedentes DO HUMANISMO

2.3- REVOLUÇÃO BIOTECNOLÓGICA

2.3.1- Engenharia Genética

2.3.2- Projeto Genoma Humano

2.4– Bioética: NOVO PARADIGMA

2.4.1- Conceito

2.4.2- Origem

2.4.3- Princípios bioéticos

2.5 Visão bioética do fisioterapeuta

 

UNIDADE III – HUMANISMO NA SAÚDE

3.1- DIREITO FUNDAMENTAL À SAÚDE

3.2- Organização Mundial da Saúde

3.3- saúde à luz do humanismo

3.4- Saúde Pública: insuficiência principiológica

3.5- Sugestões pragmáticas

3.4.1- Formação profissional técnico-humanista

3.4.2- Comportamentos e atitudes humanizadoras e humanizantes: solidariedade, paciência, tolerância, disponibilidade, compreensão, apoio, generosidade.

3.4.3- Relação profissional-paciente: amizade, cumplicidade e confiança

 

UNIDADE IV – TEMAS PARA PALESTRAS, SEMINÁRIOS E DEBATES

4.1- O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA

4.2- ÉTICA DA SOLIDARIEDADE E DA RESPONSABILIDADE

4.3- HUMANISMO RELIGIOSO

4.4- ANTROPOLOGIA DO CORPO

4.5- SUA MENTE: PERGUNTE AO CORPO

 

METODOLOGIA

 

As aulas serão ministradas com o suporte de recursos audiovisuais. Para aprimoramento da formação técnico-humanista dos discentes, serão promovidos: palestras com profissionais convidados, seminários, debates e visitas aos hospitais de Cabo Frio.

  

BIBLIOGRAFIA

 

Livro Texto:

 

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 4. reimp. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992. 217 p. Tradução de: L’età dei diritti.

GUSMÃO, P. D. Introdução ao estudo do direito. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

BOCK, A. M. B.; Furtado, O.; TEIXEIRA, M. L T. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. São Paulo: Saraiva, 2002.

TURNER, J. H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Books, 2000.

BERTOLLI FILHO, C. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

 

Bibliografia Complementar:

 

B. FILHO, C. História da saúde pública no Brasil. São Paulo: Ática, 2006.

REBELATTO, J. Fisioterapia no Brasil. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.

GAUDERER, C. Os direitos do paciente. Rio de Janeiro: Record, 1998.

 


voltar