Textos


Óscar Arnulfo Romero y Galdámez

Nascimento

Em 15 de agosto de 1917, nasce Óscar Arnulfo Romero y Galdámez. Filho de um pai pobre que queria que Romero se tornasse um carpinteiro.

Vida religiosa

Romero contrariou o desejo paterno, sob a alegação de que fora chamado ao sacerdócio. Entrou no seminário foi ordenou-se em 1942. Subiu na hierarquia e foi nomeado arcebispo de San Salvador em 1977. Tornou-se um forte defensor do povo empobrecido e pediu que se acertassem as injustiças.

Romero tornou-se cada vez mais popular, e muitas pessoas ouviram seus sermões no rádio. Denunciou a guerra em El Salvador e os líderes que a criaram. Reconhecido como a “Voz dos sem voz”, por denunciar as coisas que ninguém mais o faria - a verdade sobre as injustiças.

Em 1979, houve um golpe de estado. No início, Romero o apoiou, mas, com a perseguição à Igreja Católica, solicitou aos EUA para ajudar em uma famosa carta aberta para Jimmy Carter, em 1980.

Morte

Em 24 de março de 1980, o religioso foi baleado em uma capela enquanto celebrava a missa. Ninguém jamais foi condenado por esse crime hediondo, mas a Comissão da Verdade das Nações Unidas para El Salvador realizou as suas próprias investigações e concluiu que a ordem para o assassinato seria proveniente de Roberto D'Aubuisson, líder do esquadrão da morte e político de extrema-direita.

Reconhecimento

Em 1997, Romero recebeu o título de Servo de Deus pelo Papa João Paulo II.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 08/12/2018
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: jenniferphoon/flickr