Textos

Bocage - Camilo Castelo Branco
Eça de Queiros - Cesário Verde

PROPOSTA DO PROFESSOR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO
SEGUNDO SEMESTRE DE 2016
 
O fórum é um ambiente de aprendizagem colaborativa. Trata-se de um espaço destinado ao diálogo sobre os principais conceitos abordados nas aulas. Sendo assim, é preciso que você construa um comentário com certa amplitude teórica, revelando o que entendeu sobre os temas estudados.
Apresentamos quatro propostas de discussão. Comente, pelo menos, uma delas. 
  1. A obra de Bocage pode ser dividida em duas grandes etapas: a primeira, em que obedece às regras e convenções do Arcadismo, e a segunda que é pré-romântica, marcada pela autoanálise e pelo pessimismo. Escolha um poema de Bocage e analise as características presentes.
    Comente a visão do amor, a representação da mulher e a posição do narrador na obra de Camilo Castelo Branco. Use como referência as novelas Amor de Perdição e Amor de Salvação.
    Vimos que a obra de Eça de Queirós tece forte crítica aos valores da sociedade portuguesa do século XIX. A religião, a fraqueza moral, a ambição desmedida, a decadência da nação, a postura da mulher burguesa e outras mazelas foram capturadas por sua prosa irônica. Com base nessa afirmação, escolha um capítulo de um dos romances do autor e comente-o.
    Cesário Verde é considerado um poeta anunciador da Modernidade em Portugal. Com base nos poemas “O sentimento dum ocidental” e “Num bairro moderno”, comente as principais características de sua obra.
Obs.: Lembrem-se de que o objetivo não é trazer pesquisas feitas em sites que tratem de Literatura, mas sim que vocês pratiquem o que viram nas aulas.

Aguarde resposta
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 21/06/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: jenniferphoon/flickr